QUEM
SOMOS
Nossa História
Foi no dia 06 de dezembro de 1980, em uma Assembleia Extraordinária dirigida pelo então Pr. Orivaldo Pimentel Lopes, pastor da Primeira Igreja Batista da Penha, que o plenário votou favorável à organização da congregação em igreja no bairro do Limoeiro.
O pequeno templo estava repleto de pastores, diáconos e irmãos de várias igrejas da região Leste da Capital.
Era mais uma igreja plantada com um olhar missionário a fim de proclamar o Reino de Deus, surgindo a Igreja Batista do Limoeiro.
De lá para cá o Senhor separou pastores para conduzir o seu povo. Cada um com uma missão dada por nosso Senhor Jesus Cristo.
Estes são os servos de Deus comprometidos com o intuito de contribuir com uma igreja forte, multiplicadora e missionária.
- Pastor Jurandes Santos Moura (1980-1986) - O primeiro pastor da igreja teve um papel fundamental para que as raízes espirituais da fé e da denominação fossem aprofundadas na vida da igreja. Em seu ministério nasceram os ministérios de jovens, homens, evangelismo, música, Escola Bíblica Dominical e a Escola de Treinamento. Neste período, alguns irmãos foram separados para o ministério diaconal. O único departamento nascido antes da organização da igreja, ainda quando esta era uma congregação, foi a então denominada Sociedade de Senhoras (hoje, Mulheres Cristã em Missão - MCM). A igreja começava a se estruturar conforme pessoas se achegavam, havendo conversões e batismos. Nesse período, surge a Congregação Batista do Jardim das Camélias; que mais tarde se tornaria a Primeira Igreja Batista Nova Aliança.
Pastor Antônio Alves Lopes (1986-1992) - O segundo pastor na vida da igreja teve como desafio promover o crescimento da igreja. Salas de educação religiosa foram levantadas e a Escola Bíblica Dominical se expandiu, com professores para adultos, jovens adolescentes, juniores e crianças. Moças e rapazes, que se conheceram neste período, se casaram, surgindo o primeiro berçário da igreja, juntamente com o Rol de Bebês. Foi um período de muita alegria na vida da igreja.
Pastor Diógeno Ferreira Chagas (1992-1994) - O terceiro pastor na vida da igreja teve como desafio manter a igreja caminhando, pois o primeiro amor havia passado. Seu trabalho foi exortar a igreja, despertar o povo para seu papel de proclamação e adoração.
Pastor Daniel Carneiro e Silva (1994 a 2011) - O quarto pastor na vida da igreja teve como desafio levar a igreja ao caminho do crescimento novamente. Dos ministérios até então este foi o maior, cerca de 17 anos. Neste período a música da igreja se fortaleceu, formando ministério de adoração e louvor, de jovens e adolescentes. Surge também o coral da igreja. Assim, como muitos foram despertados para o louvor, outros irmãos foram despertados para o ministério da Palavra. A igreja ganhou mais representatividade denominacional, assim como uma visão abrangente da ação social. Nesse período, foi organizada uma Escola de Música permanente; Curso de Alfabetização; apoio psicológico; distribuição de cestas básicas aos moradores do bairro.
Pastor Nilson Geraldo da Silva (2011-2021) - O desafio desse ministério, deixado por seus antecessores, foi expandir os espaços para que a igreja pudesse desenvolver seu crescimento horizontal e vertical, potencializando assim seu papel de uma igreja forte, multiplicadora e missionária. Neste ministério, a igreja mudou de nome em razão da pulverização denominacional que surgiu no bairro ao longo dos seus 35 anos, assim como reformou seu Estatuto, passando a se chamar Primeira Igreja Batista do Limoeiro. Após um período de idealização da construção de um novo templo, começado ainda no ministério anterior, a igreja lançou-se a execução dessa obra, com fé, desprendimento, alegria e desejo de oferecer ao Senhor Jesus Cristo um novo espaço para adoração e proclamação do evangelho. O templo foi inaugurado em dezembro de 2015. Ainda com uma visão social, a igreja organizou o ministério Cidadania em Ação que se mantém até hoje.
- Pastor Alonso Gonçalves (2022-)
Somos a Primeira igreja Batista do Limoeiro, uma igreja com raízes; uma igreja com frutos ao longo de sua história; uma igreja que faz a diferença, para honra e glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
MISSÃO DA IGREJA
"Uma igreja que procura seguir a Jesus Cristo para fazer a diferença"
A comunidade de fé tem uma missão a fazer, qual seja, tornar Jesus Cristo conhecido entre as pessoas. Essa tarefa foi dada por Jesus de Nazaré aos seus discípulos e, uma vez que os membros da igreja se entendem como seguidores de Jesus, tem como vocação testemunhar a respeito de Jesus às outras pessoas, a fim de que possam reconhecê-lo como Senhor e Salvador de suas vidas.
O QUE
CREMOS
Cremos que é através da Bíblia que a igreja compreende a vontade de Deus para a sua caminhada. Por essa razão, a Bíblia precisa ser contextualizada para este tempo, priorizando a pregação expositiva das Escrituras Sagradas.
Prezamos pelos relacionamentos interpessoais, uma vez que a igreja é formada por famílias e amigos, os relacionamentos seguem sendo a base para o bom andamento da igreja enquanto realiza a sua missão.
Desenvolvemos nossa missão a partir dos ministérios, tendo os dons espirituais como meios para cumprir os objetivos, reconhecendo que são capacitações concedidas pelo Espírito Santo.
Priorizamos, enquanto comunidade que segue a Jesus de Nazaré, o discipulado, procurando tornar as pessoas parecidas com Jesus.
_edited.png)


