Reflexões do Mês de Dezembro
" Moldado por Deus" 27/12

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
" A Vida com Deus." 20/12
Um ferreiro, depois de vários anos longe da igreja em que havia crescido, decidiu voltar-se para Deus. Passou a viver em função de sua fé, trabalhando com afinco na obra do Senhor, mas sua situação pessoal ia de mal a pior, a ponto de um amigo lhe falar:
– É realmente estranho que, justamente depois de você ter-se tornado crente, as dificuldades em sua vida aumentaram. Eu não pretendo enfraquecer sua fé, mas, honestamente falando, nada melhorou para você.
O ferreiro não respondeu imediatamente, mas pediu a Deus entendimento. A resposta veio, exatamente quando seu amigo voltou a visitá-lo e o observava enquanto malhava o ferro:
– Meu amigo veja esse pedaço de ferro, chega às minhas mãos ainda não trabalhado e eu preciso transformá-lo na ferramenta desejada; primeiro, eu o aqueço a uma temperatura muito alta, em seguida, sem qualquer piedade, pego o martelo mais pesado e aplico vários golpes nele, até que comece a adquirir a forma planejada, depois o mergulho rapidamente em um tanque de água fria, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir este processo até conseguir o formato final, pois apenas uma vez não é suficiente.
– Às vezes, o aço não aguenta esse tratamento e fica todo rachado, é reprovado e eu o coloco no monte de ferro velho que você viu na entrada da loja. Sei que Deus está me provando pelo fogo, assim como ocorre com este ferro. Não é fácil, mas tenho aceitado as Suas marteladas, pois sei que Deus está me moldando. Só Lhe peço que jamais desista de mim, até que eu consiga tomar a forma que Ele espera.
Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 1 Pedro 1:6,7
Pense nisso!
Pr. Nilson.
" A Vida com Deus." 20/12

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
Conta-se que uma professora cristã, a fim de tentar entender como as crianças viam Deus, resolveu fazer uma atividade que consistia em uma redação, respondendo a seguinte pergunta: Quem é Deus?
Cada criança respondeu de uma forma à pergunta da professora. Umas diziam que Deus era como o super-homem, outra que Deus era o papai do céu, e ainda outras, que não sabiam quem era Deus, pois nunca o tinham visto.
A professora levou as redações e a pergunta para discussão em classe:
– Quem quer ser o primeiro a explicar quem é Deus?
João levantou as mãos rapidamente queria ser o primeiro a responder:
– Professora, Deus é o criador de todas as coisas. Ele criou a terra, o céu, os mares, os animais. Ele é o nosso pai.
A professora, querendo aprofundar a questão, questionou:
– João, como você pode saber que esse Deus que você mencionou existe? Você já o viu?
Todos ficaram em silêncio, olhando para ele, esperando a resposta que daria.
– Professora, aprendi em casa que Deus não pode ser visto, mas isso não significa que Ele não existe, assim como existem coisas que não vemos, mas mesmo assim elas não deixam de existir. Minha mãe ensinou que Deus é como o açúcar que ela coloca em meu leite todos os dias. Eu não vejo aquele açúcar que está misturado ao leite, ele é invisível quando está em meu leite. Mas consigo sentir quando meu leite tem ou não açúcar. Apesar de não podermos ver, Deus existe, pois sabemos que quando Ele não está em nossa vida, tudo fica sem doce.
A professora sorriu, e disse:
– Muito bem, João, sua forma de ver Deus é realmente muito bonita e concordo com sua explicação. Hoje você nos trouxe uma grande lição, Deus é como o açúcar que adoça a nossa vida todos os dias!
“Então Jesus lhe disse: Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". João 20:29
Pense nisso!
Pr. Nilson.
" A Perseverança!" 13/12

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
Conta-se que um homem inquieto com a vida, cansado de trabalhar como vendedor, resolveu vender tudo o que tinha.
Comprou um pequeno sítio no interior de seu estado e começou a preparar o terreno para plantar.
Ao escavar o terreno ele encontrou uma pedrinha brilhante e após analisá-Ia descobriu que era ouro puro, com muita esperança e determinação ele chamou os seus parentes e amigos mais íntimos e formou um grupo para procurar ouro. Junto com eles investiu na aquisição de máquinas e equipamentos pesados, cavou, cavou, cavou e não encontrou mais ouro. Aqueles que se ajuntaram a ele começaram a desanimar, pois o ouro não aparecia.
Todos os membros daquele grupo pediram de volta aquele homem tudo que tinham investido, deixando-o sozinho com um grande terreno e muitas máquinas.
Mas ele não pretendia desistir e continuou cavando, porém suas esperanças foram minguando até que desistiu. Vendeu tudo ao primeiro que apareceu interessado naquelas terras que para ele não valiam nada.
Voltou para a cidade e recomeçou sua atividade de vendedor de seguros, quando alguém não queria comprar, ele não insistia e logo desistia, era um vendedor de seguros fracassado e infeliz.
Certo dia ele leu uma notícia no jornal que lhe chamou a atenção: “Descoberta uma das minas de Ouro mais valiosa do mundo”. Leu a matéria e viu que a mina era nas suas antigas terras, aquelas que ele vendera por uma ninharia.
Continuou a ler o jornal e viu a declaração do proprietário do terreno: “Nós não tivemos muito trabalho para achar a mina principal. Tivemos apenas que cavar um metro a mais e pronto”.
Aquela frase mudou a vida daquele homem. Ele saiu à luta e mais uma vez recomeçou sua vida de vendedor de seguros e em pouco tempo ele se tornou o melhor vendedor, pois agora não ouvia mais “um não” como resposta.
Insistia, persistia e trabalhava com otimismo. Acreditava que na vida, tudo dependia de se cavar um metro a mais.
Não demorou muito ele comprou a empresa em que era funcionário. Tornou-se um especialista em vendas e técnicas de vendas e por fim um homem vitorioso.
É exatamente isso que Deus espera daqueles que o buscam em espírito e em verdade. “Perseverança”.
Somente aqueles que não desistirem alcançaram a vitória. Creia em todo o tempo nas palavras de Jesus:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33
Pense nisso!
Pr. Nilson
"Um pouco de nossa História!" 05 e 06/12

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
Foi no dia 06 de dezembro de 1980 que em uma assembleia extraordinária dirigida então pelo Pastor Orivaldo Pimentel Lopes da Primeira Igreja Batista da Penha, que o plenário votou favorável à organização de mais uma agencia do evangelho no Bairro do Limoeiro.
A pequenina igreja estava repleta de pastores, diáconos, e irmãos de várias Igrejas da região Leste da Capital.
Era mais uma Igreja plantada com um olhar missionário para o engrandecimento do Reino de Deus, nascia então a Igreja Batista do Limoeiro.
De lá para cá o Senhor Deus separou Pastores para conduzir seu povo. Cada um com uma missão dada por nosso Senhor Jesus Cristo, o dono dessa igreja.
Faço menção a estes servos de Deus ordenados para uma obra de construir uma igreja, forte, multiplicadora, e missionária.
- Pastor Jurandes – Período 1980 a 1986 - O primeiro Pastor da Igreja, seu papel foi fundamental para que as raízes espirituais da fé e da denominação fossem aprofundadas na vida da igreja. Em seu ministério nasceram os departamentos de jovens, de homens, de evangelismo, de música, a Escola Bíblica Dominical, a Escola de Treinamento. Neste período irmãos foram separados para diaconato. O único departamento nascido antes da organização da igreja, ainda quando esta era uma congregação foi a então denominada Sociedade de Senhoras. A igreja começava a tomar forma, pessoas iam se achegando, se convertendo e se batizando. Nasce ainda que modestamente nesse ministério, uma congregação, Congregação Batista do Jardim das Camélias que mais tarde se tornaria a Primeira Igreja Batista Nova Aliança.
- Pastor Antonio – Período 1986 a 1992 - O segundo Pastor na vida da Igreja, teve como desafio de nosso Senhor Jesus, promover o crescimento da igreja. Salas de educação religiosa foram levantadas, a Escola Bíblica Dominical expandiu, com professores para adultos, jovens adolescentes, juniores e crianças. Moças e rapazes que se conheceram neste período casaram, surge o primeiro berçário da igreja, juntamente com o rol de bebês. Foi um período de muita alegria na vida da Igreja.
- Pastor Diógenes – Período 1992 a 1994 - O terceiro Pastor na vida da Igreja teve como desafio, manter a Igreja caminhando, pois o primeiro amor havia passado. Seu desafio foi exortar a igreja, despertar o povo para seu papel de proclamação e adoração.
- Pastor Daniel - Período 1994 a 2011 - O quarto Pastor na vida da Igreja, teve como desafio, levar a igreja ao caminho do crescimento novamente. Dos ministérios até então este foi o maior, cerca de 17 anos. Neste período a música da igreja se fortaleceu, nasceram as equipes de louvor de jovens de adolescentes, surge também o coral da igreja. Assim como muitos foram despertados para o louvor, outros irmãos foram despertados para o ministério da Palavra. A igreja ganhou mais representatividade denominacional, assim como uma visão abrangente da ação social, abrindo suas portas para uma escola de música permanente dirigida até hoje pelo Irmão André, curso de alfabetização aos moradores do bairro assim como apoio psicológico e distribuição de cestas básicas a pessoas carentes.
- Pastor Nilson – Período atual - O desafio desse ministério, deixado por seus antecessores, foi expandir os espaços para que a igreja pudesse desenvolver seu crescimento horizontal e vertical, potencializando assim seu papel de uma igreja forte, multiplicadora e missionária. Neste ministério a igreja mudou de nome em razão da pulverização denominacional que surgiu no bairro ao longo dos seus 35 anos, assim como reformou seu estatuto. Nos últimos quatro anos, após um período de idealização da construção de um novo templo, começado ainda no ministério anterior, a igreja lançou-se a execução dessa obra, com fé, desprendimento, alegria e desejo de oferecer ao Senhor da Igreja, Jesus Cristo, um novo espaço para adoração e proclamação de seu evangelho.
A Deus nossa gratidão por aqueles que por aqui passaram, que deixaram seu legado, que promoveram a expansão do Reino de Deus, que foram comissionados por Deus com propósito de erguer as paredes espirituais da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo e hoje fazem parte da nossa história.
Somos a Primeira igreja Batista do Limoeiro. Uma igreja de raízes, uma igreja com frutos ao longo de sua história, uma Igreja que faz diferença, para Honra e Glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pr. Nilson.